Retrospectiva de viagens 2018
América Latina Ásia Bahia Búzios Chile Emirados Árabes França Grécia Japão Pará peru Retrospectiva Rio de Janeiro São Paulo Turquia

Retrospectiva de viagens 2018

Por Camilla Ribeiro    Postado em 29.12.2018

O ano está chegando ao fim e é hora de pesar tudo o que fizemos (e deixamos de fazer) ao longo dos últimos 365 dias. Metas cumpridas, lugares visitados, sonhos realizados… tudo entra na balança. E, como não poderia deixar, avalio, no meu “saldo anual”, também as viagens que fiz ao longo do ano.

retrospectiva_2018

Foto: Shutterstock

Posso dizer que 2018 foi bem generoso comigo no quesito viagens. Apesar de não me dedicar integralmente às viagens e ao blog (pra quem não sabe, eu sou advogada e trabalho com isso em tempo integral), consegui viajar em quase todos os meses do ano (e em alguns deles, mais de uma vez!), sempre aproveitando feriados, fins de semana, qualquer folga e férias. Como sempre digo, com organização e planejamento, conseguimos fazer tudo!

Também consegui escrever bastante por aqui e compartilhar com vocês minhas experiências pelo mundo afora, coisa que amo fazer! Vamos relembrar tudo que rolou por aqui esse ano?

// Janeiro

Comecei o ano num dos lugares que mais amo no Brasil: a Bahia! Foi uma viagem de fim de semana para a Praia do Forte, um dos meus destinos favoritos por lá, ficando num hotel que é muito especial para mim, o Refúgio da Vila.

piscina_refugio_da_vila

Refúgio da Vila, um dos meus hotéis favoritos na Bahia (Foto: Viagem no Detalhe)

Gosto muito da Praia do Forte, não só pela beleza das praias e pela aura tranquila e charmosa de sua vila, mas também pela praticidade: estando a apenas 60 km de distância de Salvador, é super factível fazer uma viagem de fim de semana para lá e recarregar as energias! Além do mais, a passagem para Salvador costuma ser mais barata do que para qualquer outro aeroporto da Bahia.

Aqui no blog, fiz uma resenha completa sobre minha estadia no Refúgio da Vila, na Praia do Forte. Clique aqui para ler o post.

// Fevereiro

Em Fevereiro, aproveitei o Carnaval para fazer uma rota de vinhos que há muito estava nos meus planos: o Vale do Colchagua, no Chile!

vina_montes_vinas

A linda Viña Montes, no Vale do Colchagua (Foto: Viagem no Detalhe)

Como vocês sabem, sou apaixonada por vinho e enoturismo sempre terá um lugar especial no meu coração. Então, fui para essa viagem com altas expectativas e, mesmo assim, me surpreendi, ao descobrir um lugar super bucólico, cheio de paisagens lindas e vinhos deliciosos, onde todos os cantinhos pareciam exalar um clima romântico!

Além de conhecer o Colchagua, também passei dois dias em Santiago, o que foi ótimo para matar a saudade da capital chilena e fazer algumas coisas novas por lá.

sky_costanera

Vista panorâmica de Santiago, do topo do Sky Costanera (Foto: Viagem no Detalhe)

Contei, por aqui, tudo sobre meu roteiro pelo Vale do Colchagua e também fiz um post especial com dicas de Santiago.

// Março

Março foi mês de fazer uma das viagens que mais me surpreendeu e encantou nesse ano: Cunha! E acho que não fui eu só que me surpreendi, pois muita gente veio falar comigo no instagram (acompanhe minhas viagens em tempo real por lá: @viagemnodetalhe) que não imaginava que existiam campos de lavanda no Brasil.

Pois é, Cunha, uma cidade super charmosa da região serrana de São Paulo, tem como uma de suas principais atrações seus lindos campos de lavanda!

lavandario_cunha

Campos idílicos de lavanda, em Cunha (Foto: Viagem no Detalhe)

A cidade fica no meio do caminho entre Rio de Janeiro (300 km de distância) e São Paulo (223 km de distância)  e é um lugar sossegado, tranquilo e perfeito para curtir um fim de semana romântico e com muito contato com a natureza. Contei tudo sobre os dias que passei lá nesse post aqui. E também fiz um post especial sobre o hotel em que me hospedei por lá, a Estalagem Shambala.

// Abril

Em Abril, tive duas viagens: passei o feriado de São Jorge na minha amada Búzios e um final de semana no Hotel Solar do Arco, em Cabo Frio.

praia_azeda_viagem_no_detalhe_buzios

Praia Azeda, uma das minhas favoritas em Búzios (Foto: Viagem no Detalhe)

Búzios é um dos meus balneários favoritos aqui no Rio de Janeiro e, sempre que posso, dou uma fugidinha para lá. Dessa última vez, fiz muitas coisas diferentes do que costumo fazer e compartilhei minhas dicas de lá nesse post aqui.

eu_piscina

Linda piscina da pousada Pedra da Laguna(Foto: Viagem no Detalhe)

Também fiz um post especial com a resenha do hotel que fiquei em Búzios nessa vez: a deliciosa pousada Pedra da Laguna. Clique aqui para conferir minha avaliação do local.

A viagem para Cabo Frio foi para comemorar o aniversário da minha mãe. Como escolhemos o destino pelo hotel, para fazer uma viagem relax em família, acabei não fazendo post aqui para o blog. Mas, recomendo demais o hotel Solar do Arco, onde ficamos lá e para onde sempre acabo voltando.

// Maio

Em Maio foi a vez de explorar mais um pouquinho do nosso Brasil (algo que sempre tenho como meta de ano novo!), tirei um fim de semana para conhecer uma nova capital: Belém do Pará. E o quanto a cidade me encantou?! Muito!!!

mercado_de_carnes_francisco_bolonha

A bela arquitetura da cidade, no Mercado Francisco Bolonha (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu canso de falar o quanto é importante viajar pelo Brasil, nosso país é fantástico e com uma diversidade riquíssima, que SEMPRE impressiona!

mangal_das_garcas_mirante_do_rio

Belém é linda e cheia de atrações interessantes (Foto: Viagem no Detalhe)

Belém é uma cidade cheia de cores, cheiros, sabores, com uma natureza exuberante e uma riqueza cultural enorme. Além de tudo, tem atrações pra todos os gostos, bolsos e idades – vale MUITO a pena conhecer! Confira aqui o post que escrevi com meu roteiro mastigadinho por lá e todas as dicas pra você montar o seu! Que tal colocar como meta em 2019 conhecer um pouco mais do nosso Brasil?

// Junho

Finalmente em junho chegaram minhas primeiras férias (sempre divido em 2 férias de 2 semanas)! Os destinos escolhidos, dessa vez, foram Grécia e Turquia e não podia ter me encantado mais com as escolhas. 🙂

santorini_visuais

A romântica Santorini (Foto: Viagem no Detalhe)

Na Grécia, passei por Atenas e pelas ilhas de Mykonos, Santorini e Milos (clique nos nomes dos lugares para acessar os respectivos posts). Também escrevi um post especial, contando sobre como foi me hospedar no hotel Cavo Tagoo, em Mykonos, um lugar incrível e que despertou muito a curiosidade dos leitores do blog no Instagram.

balao_nascer_do_sol_museum_hotel_2

Nascer do sol na Capadócia (Foto: Viagem no Detalhe)

na Turquia, os destinos visitados foram a Capadócia – um dos lugares mais mágicos que já conheci! – e a cosmopolita e vibrante Istambul.

Na volta dessa viagem, consegui pegar um conexão bem grande em Paris. Meu voo de Istambul chegou em Paris às 7h e a volta para o Rio de Janeiro seria apenas às 23:30h – ou seja, um dia inteirinho para matar a saudade e curtir Paris, que, como vocês sabem, é minha cidade favorita no mundo!

arco_do_triunfo_torre_eiffel

Escrevi um post sobre Paris por aqui, contando como aproveitar uma longa conexão na Cidade Luz e compartilhando algumas dicas dessa cidade tão incrível.

// Julho

Julho é mês de Flip, a famosa Festa Literária Internacional de Paraty, e, como boa apaixonada por literatura que sou, há dois anos bato ponto por lá nessa época do ano.

o_charme_de_paraty

A charmosa e bucólica Paraty (Foto: Viagem no Detalhe)

Durante o evento, acontecem várias mesas de debate oficiais com os autores da Flip, além de também rolarem diversos eventos e atividades fora do calendário oficial, por toda a cidade. A cidade fica com uma atmosfera que exala cultura por todas as partes, uma delícia!

Se você curte ler e lugares charmosos, super recomendo visitar Paraty nessa época! 😉 Confira aqui todas as dicas para programar sua viagem para lá. Eu já estou com meu hotel reservado para a Flip 2019!

// Agosto

Agosto foi o único mês do ano que não teve viagem. Mas, nem por isso, passou em branco por aqui! Aproveitei para curtir muito a minha cidade, o Rio de Janeiro, e dividir algumas dicas de passeio por aqui.

Confira alguns posts do Rio que rolaram no blog esse ano:

// Setembro

No feriado de 7 de Setembro, fiz um roteiro ousado (pela tempo curto): conhecer Cusco e Machu Picchu em 3 dias.

machu_picchu_eu_chapeu

Machu Picchu, um dos grandes sonhos de todo viajante (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu já tinha ido ao Peru, há alguns anos atrás, mas, com o pouco tempo que tinha, na época, optei por ficar apenas em Lima (que, aliás, amei e super recomendo!). Em setembro, novamente, me vi no impasse: tinha apenas um feriado de 3 dias e todo lugar em que pesquisava desaconselhava a viagem para lá em tão pouco tempo.

Ainda bem que insisti, montei meu roteiro e, contra todas as indicações, me joguei em mais essa viagem, que – posso agora dizer, ufa! – foi um sonho! 🙂 Compartilhei todos os detalhes desse roteiro por Cusco e Machu Picchu nesse post aqui.

// Outubro

Outubro foi o mês das minhas segundas férias e, para alongar o tempo, emendei o feriado de finados no final do período. Era hora de embarcar para um destino distante, então, quanto mais tempo, melhor: Japão, aí vou eu!

Na ida para lá, passei 2 dias nos Emirados Árabes, pausa mais do que necessária numa viagem tão longa (do Rio até Dubai foram 14 horas voando e, de Dubai para Tokyo, seriam mais 9!).

Mesquita_Sheikh_Zayed

Mesquita Sheikh Zayed, um dos lugares mais incríveis de Abu Dhabi (Foto: Viagem no Detalhe)

Nos dois dias que fiquei nos Emirados Árabes, conheci Dubai (minha base) e Abu Dhabi (para onde fiz um bate e volta no meu segundo dia no país). Achei ambas as cidades muito interessantes, cheias de atrações diferentes e com aquela pegada futurista incrível. Clique aqui para conferir meu roteiro completo e todas as minhas dicas dos dois lugares.

fushimi_inari_kyoto

Templo Fushimi-Inari, em Kyoto (Foto: Viagem no Detalhe)

No Japão, passei pelas cidades de Tokyo, Kyoto, Hiroshima, Myiajima, Himeji, Osaka, Nara e Koyasan (clique no nome de cada cidade para conferir o post individual de cada lugar e aqui para conferir o post com meu roteiro completo por lá).

// Novembro

Novembro pegou o finzinho da viagem para o Japão e também rolou, nesse mês, um fim de semana em Brasília. Como o intuito dessa viagem para Brasília foi sentimental (fui ser madrinha de casamento do meu melhor amigo!), acabei não escrevendo post para cá (não levei câmera profissional e nem tive tempo para colocar em prática um roteiro elaborado por lá).

catedral_brasilia

A incrível catedral de Brasília (Foto: Viagem no Detalhe)

Mas, não foi por isso que deixei de turistar na cidade! Tirei o domingo para bater perna e conheci muita coisa bacana de Brasília, mesmo que em pouco tempo. Compartilhei algumas dicas da nossa capital no instagram do Viagem no Detalhe (se tiver interesse, confira lá os Stories destacados “Brasília”).

// Dezembro

O último mês do ano me trouxe 2 viagens de presente: no começo do mês, voltei para Búzios para comemorar meu aniversário e a chegada do verão! 🙂 Fiquei em um hotel que ainda não conhecia e amei: o Vila D’este Handmade Hospitality.

hotel_vila_dest_handmade_hospitality_buzios

Piscina incrível do hotel Vila D’este, em Búzios (Foto: Viagem no Detalhe)

Aproveitei essa viagem de fim de semana para Búzios para também atualizar meu post sobre o balneário, com as novas dicas de lá.

E, para fechar o ano, uma nova rota de vinhos, que ainda não conhecia: vim passar o ano novo no Vale dos Vinhedos, no Sul! 🙂 Estou aqui, nesse exato momento, mas, assim que eu voltar, teremos post com todas as dicas no blog! Por enquanto, te convido a acompanhar minha viagem em tempo real, pelo Instagram. [UPDATE: já tem post completo sobre essa viagem aqui]

***
Só posso dizer que 2018 foi um ano maravilhoso. Tenho uma gratidão infinita por ter conhecido cada um desses lugares e por ter a companhia de vocês aqui comigo! Desejo a todos um 2019 cheio de luz, alegria e viagens incríveis! 🙂

Um beijo carinhoso,
Camilla

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um percentual revertido para o blog 😉

Compartilhe!
Deixe seu Comentário

 
1 Comentário
  1. […] iniciei a tradição de postar uma retrospectiva das viagens que rolaram ao longo do ano, por aqui (veja aqui a de 2018). Assim, tenho um momento para rever um pouco do meu ano e compartilho com vocês ideias […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe