Santorini: Roteiro de 3 dias na ilha mais romântica da Grécia
Europa Grécia santorini

Santorini: Roteiro de 3 dias na ilha mais romântica da Grécia

Por Camilla Ribeiro    Postado em 25.07.2018

Santorini é um verdadeiro sonho. É aquele lugar que, por mais que você já tenha visto mil fotos e nutra as mais altas expectativas, supera tudo o que você possa ter esperado! As casinhas e igrejas brancas e azuis na encosta, as flores colorindo toda a paisagem, o mar egeu como pano de fundo azul para esse cenário encantador… é impossível não se apaixonar pela beleza dessa ilha!

santorini_visuais

Vistas de tirar o fôlego de Santorini (Foto: Viagem no Detalhe)

Santorini é o que resta de um vulcão (ainda ativo!), que se originou e assumiu sua atual forma, após uma de suas maiores erupções, em 1680 a.C. A forma da caldeira do vulcão pode ser vista a partir de qualquer ponto alto da ilha e, com certeza, é um dos fatores que garantem a aura mística e grande parte do charme do local.

satorini_vistas

Vista da caldeira (Foto: Viagem no Detalhe)

Enquanto Mykonos é animada, festeira e alto astral, Santorini é mais calma, romântica e tem como ponto alto os visuais incríveis de todas as suas partes. Prepare a câmera, porque vai ser difícil não querer tirar foto de cada cantinho dessa ilha super fotogênica!

cantinhos_fofos_santorini

Mil e um cantinhos fofos pela ilha (Foto: Viagem no Detalhe)

// Como Chegar?

Vindo de Atenas ou de outras ilhas gregas, é possível chegar em Santorini de avião (voos operados pela Agean ou Olympic Air) ou de ferry.

Muita gente pensa que o ferry é sempre a opção mais barata, mas isso depende muito da antecedência com que você vê suas passagens. No meu caso, que vi tudo com bastante antecedência, quase não notei diferença de preço entre os voos e trechos de ferry, então escolhi meu deslocamento pelas ilhas gregas de acordo com meu roteiro e os horários que melhor se adaptassem a ele.

ferry

Ferry da Sea Jets que me levou de Mykonos para Santorini (Foto: Viagem no Detalhe)

Fui de Mykonos para Santorini no Ferry da Sea Jets. Ao contrário do que muitos me disseram, achei a viagem super tranquila e, em 2 horinhas, desembarcava no meu destino. O único porém foi o atraso na chegada do ferry, que retardou em uns 40 minutos nossa chegada em Santorini, mas, como já sabia que isso era super comum, nem me espantei.

Apesar de ter comprado minha passagem de ferry direto no site da Sea Jets, utilizei esse site para pesquisar todas as cias que operavam o trecho e seus horários e preços. Ah, uma dica importante é que, apesar de levar impresso o ticket da sua compra, é preciso trocá-lo pelo bilhete propriamente, o que geralmente pode ser feito no porto (chegue cedo, pois fica cheio!).

// Quanto Tempo Ficar?

Não tem tempo mínimo, mas 3 dias me pareceu ser uma boa quantidade de tempo para passear na ilha e curtir com calma seus cantinhos. Esse foi o tempo que fiquei e achei ótimo, tanto pra conhecer o lugar quanto para curtir o meu hotel.

// Onde se Hospedar?

A ilha de Santorini tem 3 cidades principais: Fira (a capital), Oia (pronuncia-se “Ia”) e Imerovigli. Eu fiquei bem em dúvida sobre onde ficar e achei informações bem discrepantes na internet, quando pesquisava isso. Sabia que Fira era a capital e tinha preços mais atrativos e que Oia era o cantinho mais charmoso e mais badalado, mas tinha dúvida, por exemplo, se ficar em Oia era muito afastado, se tinha entretenimento suficiente nessa parte da ilha para justificar a hospedagem lá.

Depois de muita pesquisa, acabei optando por me hospedar em Oia e acho que acertei em cheio! Essa parte da ilha é onde está a Santorini do nosso imaginário, com as milhares de casinhas brancas na encosta, os famosos 3 domos azuis (que são cartão postal da ilha) e o pôr do sol mais famoso da Grécia!

santorini_casa_rosa

Oia, a Santorini do nosso imaginário (Foto: Viagem no Detalhe)

Além disso, Oia tem um centrinho encantador e é cheia de lugares charmosos, atrações e excelentes opções de hotel. Dá tranquilo para não sair de lá, se essa for a sua intenção.

Eu me hospedei no Charisma Suites e amei minha experiência lá! Primeiramente, pela localização: o hotel fica debruçado sobre a caldeira, o que garante vistas de tirar o fôlego de todas as suas áreas. E, o mais importante: tem vista para o pôr do sol (nem todos os hotéis tem, é importante verificar isso, na hora de escolher o seu), de forma que você não precisa ficar disputando espaço com as massas que se dirigem diariamente para Oia, para presenciar o épico sunset.

charisma_suites_piscina

Piscina de borda infinita do Charisma Suites (Foto: Viagem no Detalhe)

O Charisma tem estilo caverna, remetendo ao padrão típico de construções gregas de Santorini. Na chegada ao hotel, fomos recepcionados com frutas e uma garrafa vinho – não tem como melhorar, né? 🙂

charisma_suites_recepcao

Nossa simpática recepção no Charisma Suites (Foto: Viagem no Detalhe)

charisma_suites_cama

Nosso quarto no Charisma Suites (Foto: Viagem no Detalhe)

O hotel não é grande e o tratamento oferecido aos hóspedes é super especial e exclusivo. O café da manhã é servido todos os dias na varanda do quarto, de acordo com itens pre-selecionados diariamente pelo hóspede (tudo delicioso!).

charisma_suites_cafe_da_manha

Café da manhã incrível do Charisma Suites (Foto: Viagem no Detalhe)

Um dos pontos altos é a hora do pôr do sol, quando é servido espumante e uma tábua de queijos, frutas e nuts e todos param para assistir o espetáculo. Um ritual super especial, que acontece diariamente (e longe da muvuca! rs).

charisma_suites_sunset

O ritual do pôr do sol no Charisma Suites (Foto: Viagem no Detalhe)

Reserve sua estadia no Charisma Suites aqui ou pesquise aqui outras opções de hotel em Santorini.

Posso dizer que foi um hotel muito especial, talvez meu favorito nessa viagem à Grécia… Recomendo de olhos fechados!

// O que fazer?

➦ Três igrejas de domos azuis – Esse é um dos principais cartões postais de Santorini. O lugar fica em Oia e, para chegar lá, você pode usar como referência a igreja Panagia Platsani, que fica no centro da cidade. Os domos azuis ficam numa rua lateral e não são difíceis de achar: basta se guiar pela multidão que disputa uma fotinha lá.

ingrejas_tres_domos_azuis

Três domos azuis, lindo cartão postal de Santorini (Foto: Viagem no Detalhe)

Para garantir sua foto nos domos sem muita gente, chegue cedo ou tenha paciência. Outra dica é fugir do lugar clássico, em que todos tiram a foto, indo algumas ruas mais a frente, onde você encontra esse ângulo abaixo, que é também o da primeira foto desse post.

santorini_domos

O telhado mais disputado de Santorini (Foto: Viagem no Detalhe)

Para acessar e subir nesse telhado, porém, é preciso estar hospedado nesse airbnb aqui ou invadir, como eu rs

Atlantis books – A livraria mais linda da Grécia! Localizada no centrinho de Oia, esse lugar é puro charme, com uma excelente seleção de livros (tem muita coisa em inglês) e um terraço incrível! Perfeito para relaxar, lendo um livro, e apreciar o visual da ilha.

atlantis_books

A fachada da Atlantis books (Foto: Viagem no Detalhe)

Eu sou apaixonada por descobrir livrarias especiais pelo mundo (quem tiver dica de outras, deixa aqui nos comentários!) e amei conhecer essa. Com certeza, um cantinho muito especial da ilha!

atlantis_books_santorini

Um pouco do ambiente e vista do terraço da livraria Atlantis Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Ruínas do Castelo Bizantino – mais um lugar que oferece vistas incríveis de Oia de todos os lados e é super fotogênico. Apesar de ser uma das partes da ilha mais disputadas para assistir ao pôr do sol de Oia, não recomendo ir lá no fim da tarde com esse objetivo, porque as ruínas ficam MUITO lotadas.

ruinas_castelo_bizantino

Ruínas do Castelo Bizantino: vistas incríveis de todas as partes (Foto: Viagem no Detalhe)

Mais de 2 horas antes do sunset já é possível avistar a multidão de turistas que se amontoam lá, tentando garantir seu lugarzinho. Mas, se quiser ir mesmo assim, chegue com bastante antecedência.

santorini_visual_castelo

Um dos visuais que se tem do topo das ruínas do Castelo Bizantino (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Ammoudi Bay – Descendo as escadarias de Oia, você vai chegar nessa região, que é um pequeno porto à beira mar, cheio de restaurantes legais e com um visual incrível. Vamos combinar que só em Santorini é possível achar água turquesa cristalina (veja a foto do restaurante Sunset in Ammoudi mais abaixo) em pleno porto, né? rs

ammoudi_bay_polo

A charmosa região de Ammoudi Bay (Foto: Viagem no Detalhe)

Além de ser uma ótima pedida para almoçar ou jantar (eu fui 2 vezes!), ainda é possível encontrar um lugarzinho entre as rochas para dar um bom mergulho.

A descida para Ammoudi Bay é longa e só de pensar em subir de volta, você já cansa! Existe a opção de subir montado nos burrinhos que ficam lá (o que eu não recomendo, porque é muita maldade, gente!) ou de táxi (cerca de €10 – junho/2018), opção que escolhi e dinheiro mais bem empregado da viagem! rs

escadaria_santorini

Parte da escadaria que dá acesso a Ammoudi Bay (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Sunset em Oia – O pôr do sol mais famoso da Grécia fica em Oia e vale a pena ser assistido de todos os ângulos! É um momento mágico para desacelerar, curtir o momento e guardar a lembrança para a eternidade!

Para conseguir viver essa experiência com mais tranquilidade, recomendo fortemente escolher um hotel que tenha vista para o pôr do sol, como eu fiz. Assim você evita a disputa de espaço com as multidões que vão para Oia apenas com esse objetivo.

sunset_espumante

Sunset visto do meu hotel, Charisma Suites (Foto: Viagem no Detalhe)

Se a ideia do hotel não couber no seu orçamento, sugiro assistir próximo à escadaria que leva a Ammoudi Bay, você pode ir descendo no sentido do porto, em busca de um lugar mais tranquilo, ou escolher um dos vários restaurantes fofos (um dos mais famosos é o Kastro – imprescindível reservar com antecedência!) que tem nessa região, para assistir de lá (só lembre sempre de chegar com antecedência).

Outro lugar que me pareceu bem interessante foi o terraço da livraria Atlantis Books – eu não estive lá no fim da tarde, mas dizem que tem uma linda vista para o sunset.

sunset

Boquiaberta, vendo o sunset pela primeira vez em Santorini (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Vinícolas – Vocês sabem que eu AMO vinho (aliás, tem mil roteiros aqui no blog de regiões vinícolas, como Mendoza, Carmelo e Vale do Colchagua), então, quando descobri que Santorini produzia excelentes exemplares, corri para incluir uma vinícola no meu roteiro!

santo_wines_sunset

Os deliciosos vinhos gregos (Foto: Viagem no Detalhe)

A ilha possui aproximadamente 36 variedades de uvas, como Assyrtiko (amei o vinho dessa uva!), Atiri e Aidani. Seu solo vulcânico e poroso, aliado às condições climáticas são favoráveis a produção de vinhos maravilhosos e difíceis de se encontrar em outros lugares do mundo.

Minha dica é a Santo Wines, que combina bons vinhos com um ambiente fabuloso! Agende sua visita (é preciso reservar com antecedência, o que pode ser feito pelo site deles) para o final da tarde para assistir ao pôr do sol de lá. Eu marquei a minha para 19:30h e, honestamente, foi um dos momentos mais românticos da viagem! Vinhozinho delicioso, visual incrível, música gostosa ao fundo e um dos pores do sol mais lindos da minha vida!

santo_wines

Experiência incrível na Santo Wines (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Red Beach – Pela característica vulcânica da ilha, as praias de Santorini são todas de pedra e areia preta. Sinceramente, não acho que visitar as praias seja o foco numa viagem para lá (há muitas outras ilhas gregas com praias maravilhosas, como Mykonos e Milos). Na minha opinião, Santorini é muito mais focada em visuais incríveis, lugares românticos e momentos relax.

red_beach

Red beach, único passeio que não recomendo em Santorini (Foto: Viagem no Detalhe)

De toda forma, sabendo da fama da Red Beach, uma praia formada por falésias vermelhas, fiquei curiosa e resolvi visitar o lugar. E sinceramente? Valeu para matar minha curiosidade, poder contar a experiência aqui e só. Não voltaria e não recomendo, especialmente se você não tiver tempo de sobra.

red_beach_viagem_no_detalhe

As falésias vermelhas de Red Beach (Foto: Viagem no Detalhe)

Existem várias outras praias na ilha, como Kamari Beach, Perissa Beach e White Beach, mas eu, sinceramente, não me empolguei para conhecê-las, ainda mais depois da experiência em Red Beach.

// Onde comer?

Ambrosia – Esse foi o restaurante que escolhi para jantar no meu aniversário de casamento e foi uma super escolha! O ambiente é lindo e super romântico e a comida e o atendimento também foram primorosos.

ambrosia

Comemorando nossos 3 anos de casados no Ambrosia (Foto: Viagem no Detalhe)

O visual do restaurante é um capítulo à parte e, apesar de não dar para assistir ao pôr do sol de lá, a mudança das cores do céu, no cair da tarde, e seu reflexo no cenário da ilha são lindos demais! Então, vale a pena chegar com o dia ainda claro (por volta das 19:30h, 20h, no verão) para ver o ambiente claro e depois iluminado, no cair da noite.

ambrosia jantar

Delicioso spaghetti de camarão, a pedida da noite (Foto: Viagem no Detalhe)

É fundamental reservar com antecedência, porque o Ambrosia costuma ficar cheio. Se estiver comemorando alguma data especial, não esqueça de avisar e pedir uma mesinha com vista caprichada 😉

➦ Oia Vineyart – esse lugar foi uma das gratas surpresas de Santorini! Encontrei essa charmosa taverna nas minhas andanças pelo centrinho de Oia e posso dizer que é uma joia escondida!

oia_vineyart

Ambiente charmoso do Oia Vineyart (Foto: Viagem no Detalhe)

A taverna conta com diversas opções de vinhos locais (vale a pena degustar em taça, para provar várias opções) e petiscos deliciosos. É aquele lugar que dá vontade de chegar e ir ficando sem pressa, curtindo o ambiente e degustando mil e um vinhos.

oia_vineyart_vinhos

Vinhos e queijos locais deliciosos! (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Sunset in Ammoudi – Esse restaurante, estrategicamente localizado no porto de Ammoudi, tem uma das culinárias mais deliciosas da ilha. Eu amei TANTO, que repeti 2 vezes, coisa raríssima!

sunset_in_ammoudi (2)

Fachada do restaurante e destaque para a cor da água do porto! (Foto: Viagem no Detalhe)

Sabe aquele lugar que dá vontade de provar tudo? Lá é exatamente assim. Outro ponto alto é que o restaurante é cheio de comidas típicas de Santorini! Não deixe de experimentar: a fava (tipo um hummos grego), os crocantes tomates sarakiniko, o polvo grelhado, a salada da casa… só de lembrar, já dá água na boca!

sunset_in_ammoudi

Nosso primeiro almoço no Sunset in Ammoudi (Foto: Viagem no Detalhe)

➦ Lolita’s Sorvete mais famoso da ilha, servido num ambiente super descolado e fofo! Vale a pena fazer uma parada lá, nas suas andanças por Santorini, para se refrescar e experimentar um dos mil e um sabores do Lolita’s.

lolitas_sorvete

Lolita’s: o sorvete mais pop da ilha (Foto: Viagem no Detalhe)

E aí, Santorini não é de se apaixonar?! Já pensou em quando vai começar a planejar sua viagem para lá? Eu já queria voltar para a ilha nas minhas próximas férias! 😀

Obrigada pela visita!

Beijos, Camilla

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo instagram >> @viagemnodetalhe

Compartilhe!
Deixe seu Comentário

 
13 Comentários
  1. […] próximo post, conto sobre meu roteiro em Santorini, a ilha que visitei logo depois de sair de […]

  2. […] ilha é bem menos turística e, consequentemente, cheia (mesmo em pleno verão!) do que Mykonos e Santorini, muito mais barata e repleta de praias maravilhosas, restaurantes deliciosos e cantinhos […]

  3. […] bairro de Ipanema. O Oia tem um ambiente lindo – que lembra muito os cenários que vimos em Santorini – e uma gastronomia impecável! Não deixe de provar o incrível Spaghetti Aragosta […]

  4. […] de dicas da minha última viagem à Grecia (você também pode conferir minhas dicas de Mykonos, Santorini e Milos, nos respectivos posts que escrevi sobre cada uma das ilhas). A partir de agora, vou […]

  5. […] preferidos do Grupo 14Zero3. Recebeu esse nome em homenagem a uma das mais belas cidades na ilha de Santorini e pode ser considerado um autêntico grego no Rio de […]

  6. […] Grécia, passei por Atenas e pelas ilhas de Mykonos, Santorini e Milos (clique nos nomes dos lugares para acessar os respectivos posts). Também escrevi um post […]

  7. Livia
    07.01.2019

    Oi Camila, estamos planejando nossa ida para Grécia e Turquia em maio ou junho… estou lendo suas dicas e amando todas… sobre a vinícola que você visitou, Santo wine… pode dizer o valor da entrada e o que está incluso? Obrigada

    • viagemnodetalhe
      08.01.2019

      OI, Livia! Que bom que está gostando das dicas! Essa viagem é incrível, você vai amar 🙂
      Na Santo Wines eu fiz uma degustação de 6 vinhos com petiscos e o valor foi de 63 euros, para 2 pessoas.
      Qualquer dúvida, tô por aqui!
      Beijos,
      Camilla

  8. Shirley
    03.04.2019

    O melhor site sobre Grécia e Turquia. Já fiz meu roteiro. Vou em lua de mel…

    • viagemnodetalhe
      03.04.2019

      Que bom saber que acha isso, Shirley! 🙂 Tenho certeza de que vai ser uma viagem inesquecível!

  9. […] Grécia, passei por Atenas e pelas ilhas de Mykonos, Santorini e Milos (clique nos nomes dos lugares para acessar os respectivos posts). Também escrevi um […]

  10. […] próximo post, conto sobre meu roteiro em Santorini, a ilha que visitei logo depois de sair de […]

  11. […] Dias 3 a 5 – Santorini […]

Lugares que já visitei
Instagram: @viagemnodetalhe